Pular para o conteúdo

Voluntariado

1.0 – A Iniciação

Quero deixar claro que aqui não vou descrever como essa Organização (JCI) funciona, e sim, vou descrever como foi minha passagem por esta união de pessoas engajadas em prol do bem comum e a lição que tirei de tudo isso!

Em 2011, eu estando ainda à frente do setor de T.I. da Prefeitura de Venâncio Aires, e sabendo que esta é uma cidade onde a cultura

alemã é muito forte, resolvi fazer um curso de Idiomas. O Alemão foi a língua escolhida e a instituição por força do destino, foi onde passei o jardim de infância, o Colégio Gaspar Silveira Martins de congregação Luterana a qual faço parte atualmente.

A turma não tinha mais do que quatro alunos em média, o professor era fantástico, um entusiasta – Altair Bender. Consegui fazer apenas um ano. Juro a vocês que não sei quase nem mais uma palavra, mas o idioma Alemão tem muitas de suas palavras, se não iguais, muito semelhantes às do Inglês.

E foi neste ínterim que conheci uma colega, onde mais tarde fui descobrir que era Senadora da entidade. Então certo dia minha colega me convidou para participar de um evento que seria em um fim de semana inteiro, o mês não me recordo. Mas fui mesmo assim, foi na sede campestre de uma Empresa de Processamento de Tabaco aqui da região. Chegando lá fui logo recepcionado por muitas pessoas, as quais conhecia uma ou duas sendo uma delas até uma colega de trabalho, para minha surpresa. Estava então participando de um evento que definiria todas as ações e metas do ano que viria (2012), quando digo todas é serio, o calendário do ano estava em um grande mural onde com a ajuda de todos, foram definidas todas as datas de todos os eventos do ano, utilizando aqueles papeizinhos coloridos de lembrete (To do) de todas as cores que só as mulheres sabem que existem. UFA! foi exaustivo, mas terminamos. Há lembrei, o nome do evento era Planejamento Estratégico para o Ano de 2012.

Então eu estava convidado a conhecer a entidade, e se gostasse, então fazer parte realmente (ser distintivado). Fui conhecer a sede que já estava de mudança para um novo endereço, melhor e mais espaçoso. Logo em seguida, uns meses depois, em uma cerimônia na Câmera de Vereadores aqui do município, fui “distintivado” por minha colega de trabalho, hoje atual VPN (vice-presidente nacional) com muita honra!

Participei da Entidade ativamente de 2011 à 2015, fui premiado como Membro Sênior do ano de 2013 e participei de pelo menos três posses do Conselho diretor, todas muito emocionantes, sem falar de toda a pompa que exige a situação! Segue link.

Assista aos vídeos que você vai entender melhor: A História da JCI, Impact e Creed. (Youtube)

Fotos na Galeria