2 .0 – Programa de Modernização da Administração Tributária
O PMAT, concomitante com a busca do novo software de gestão, foi outro grande projeto que tive o privilégio de ser um dos responsáveis (claro pela parte de T.I.). Pois grandes mudanças estavam por vir, e literalmente, pôr abaixo, o defasado, o ultrapassado, e preparar a chegada do moderno, do novo.
Não deixando de comentar, que com todas as mudanças, veem as preocupações, os receios, mas principalmente “a Resistência”. Link da reportagem.
A mudança:
Bom, esta veio logo de cara, pois a Secretaria da Fazenda, responsável pela Administração Tributária, teria que se mudar, e claro não poderia haver uma obra com todos aqueles servidores circulando por lá. Decidiu-se então, que outro prédio abrigaria os setores da Secretaria da Fazenda. Optou-se por um com uma localização privilegiada, assim não afetando a vida dos servidores nem dos contribuintes. Logo então se fez necessário outro projeto (edital), pois o prédio necessitava de toda uma infraestrutura para atender da melhor forma possível, o cidadão venâncioairense.
2.1 – Projeto de Infraestrutura Lógica e Telefônica – Novo Prédio
Neste escopo, foi elaborado um edital, para que a empresa vencedora instalasse toda uma rede estruturada (elétrica, lógica e telefônica) abrangendo todos os andares do prédio. Também foi exigido no edital uma interligação por meio de fibra óptica e um cabo com mais de 20 ramais da Prefeitura até a nova sede da Secretaria da Fazenda, tornando assim, o acesso ao novo sistema muito mais eficiente, bem como o da central telefônica que agora teria mais ramais para o contato com os servidores deslocados ao novo prédio.
2.2 – Projeto de Energia – Novo Prédio
Devido a Prefeitura já ter implementado Nobreaks de grande porte para atender toda a Sede, optou-se por fazer o mesmo nos demais prédios municipais, isso para garantir que o fornecimento oriundo da Concessionária de Energia Elétrica, se interrompido, não afetasse o trabalho dos servidores para com os contribuintes. Portanto outro edital se fazia necessário.
2.3 – Projeto de Infraestrutura Lógica e Telefônica na Secretaria da Fazenda
A Secretaria da Fazenda ocupava (acredito que ainda ocupe) todo o 1º piso da sede da Prefeitura, com isso um grande projeto teve inicio para elaborar outro edital com a intenção de reestruturar toda a rede elétrica, lógica e telefônica da Secretaria.
2.4 – Projeto para aquisição de novos Computadores
Dentro do PMAT foram adquiridos muitos computadores (all in one – a cpu é no próprio monitor, assim dispensando mesas caras para comportar a cpu em baixo, ocupando muito menos espaço), para trocar os que já estavam obsoletos e até suprir uma demanda reprimida de diversos setores, onde mais do que um servidor utilizava o mesmo computador, levando assim mais tempo para cumprir suas tarefas. Duas marcas venceram dentro dos requisitos dos editais: HP e Lenovo.
2.5 – Projeto para a aquisição de Servidores para a Virtualização dos Serviços
Neste ínterim, mais um edital foi necessário, desta vez para aquisição de servidores de grande porte que suportassem a demanda crescente de informações gerada pelo novo software de gestão e pela quantidade de acessos gerados pelo novo portal do município: www.venancioaires.rs.gov.br. Foram adquiridos também novos racks para comportar estes equipamentos.
2.6 – Projeto para aquisição de novo Banco de Dados
Com o aumento da demanda por informação, também se fez necessário um edital para a aquisição de um novo banco de dados, mais robusto e mais eficiente. Portanto no mercado daquela época, e acredito que até hoje, o Oracle, sem sombra de dúvidas foi a melhor opção. Claro, que para um grande banco de dados, precisaríamos de um grande sistema operacional, optou-se na época pelo Red Hat (linux) Professional (Licenciado) e mais tarde pelo Oracle Linux (Gratuito).