3.0 – Projeto para a Interligação do Prédios Municipais Por meio de fibra óptica
Este projeto recebeu o nome de Infovia, e nos deu um grande prazer em executá-lo, pois a maioria dos prédios da Prefeitura estavam até o momento, ligados por meio de rádios (microtik, zinwell, samsung, airaya e por fim nano station-ubiquiti 5.4 Ghz), era uma salada de fruta de fornecedores, e muitas das tecnologias eram ultrapassadas usando 2.4 Ghz (Giga hertz) com pouco alcance e sofrendo muita interferência.
O fundamental, foi o projeto enviado para AES Sul, contendo basicamente um mapa, para a utilização do posteamento, pois apesar de serem chamados “postes de infraestrutura compartilhada”, a concessionária cobra por poste, a utilização desta infraestrutura. E para tudo ficar correto e Legal, deve-se ter um projeto, que quando aprovado, se poder lançar a fibra em toda a sua extensão. Este projeto levou 01 (um) ano para ser aprovado – Absurdo!
Isso feito, fez-se outro edital para a obra em si. Então, com o PMAT, foram 09 (nove) prédios contemplados e com o passar do tempo foram sendo somados os demais à rede.
De uma Ponta a outra da cidade, da Secretaria de Obras no bairro Aviação, ao Posto de Saúde Caic na Batisti, passando pela UPA, indo até o Parque do Chimarrão e por fim chegando até Datacenter, no Setor de T.I. onde todos os prédios tinham acesso à tudo e a todos.
4.0 – Projeto para de Telefonia no Interior com tecnologia em fibra óptica
Outro grande projeto que estive envolvido, foi de avaliar as centrais telefônicas de praticamente todo o nosso interior.
Quero dizer que tive o privilégio de conhecer à fundo toda a extensão de nosso município, que não é pequeno não. Na tabela abaixo se pode verificar nossas fronteiras:
limítrofes | Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul, Sério (N), Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul (L), General Câmara, Taquari, Passo do Sobrado, Vale Verde (S) e Santa Cruz do Sul (O) |
---|
Todos somos carentes de comunicação, então no tempo que me coube, grassas às oportunidades que me foram oferecidas, fui capaz de realizar um estudo das principais centrais telefônicas de venâncio Aires, as quais pudessem se adaptar sem muito custo às novas tecnologias, assim oferecendo aos nosso munícipes uma qualidade de comunicação tanto telefônica, quanto de TV e Internet, nunca vistas antes.
Onde o pai, o filho e todos os familiares puderam se comunicar a longas distâncias com muito mais eficiência e com uma performance sem travamentos e quedas no link.
Nas visitas feitas pude perceber que o êxodo rural se deu muito também pelo motivo de os jovens não terem acesso às tecnologias que eles experimentavam quando vinham aos centros urbanos.
Com este estudo em mãos se fez necessário correr atrás de parcerias que pudessem levar à contento o que há tanto tempo o cidadão do interior ( o nosso colono) almejava.
Fico muito feliz em dizer que conseguimos começar e implantar em algumas localidades este serviço em fibra óptica.
Já com relação a telefonia em si, fomos atrás de parceiros interessados em ajudar o município, pois sempre acreditamos que a comunicação é um dos quesitos de maior importância para o cidadão venacioairense. Então a empresa que apresentou a melhor proposta foi a Vivo, com a tecnologia 3G que estava chegando no País. Conforme Reportagens: link1 e link2.
Dentre todos estes projetos, mais um me trouxe grande expectativa, não trouxemos prêmios, mas sim muito conhecimento (será que existe prêmio maior?). Concorremos ao Prêmio de Cidade Digital, com a inclusão de Rede WiFi gratuita nas principais praças, tanto na área central como de alguns bairros.