Neste tópico, vou fazer uma relação de aprendizado e contribuições que pude ter, no período em que trabalhei na Indústria; espero poder contribuir para quem pensa em fazer o mesmo ou para quem já está fazendo! “
Uma das principais preocupações da maioria das Empresas e não poderia ser diferente na indústria, é poder contar com os sistemas, 24h, 7 dias da semana, portanto os sistemas de Backup no que diz respeito à: Nobreak (Energia), Link de Internet / Firewall / Telefonia (Alta Disponibilidade), Servidor (VMs / Nuvem) e por fim e não menos importante, Backup / Clone de Maquinas e equipamentos que não podem parar (Interno). Sem falar em ter todos o softwares licenciados (cuide com as auditorias, elas existem e virão – passei por 3). Já ia esquecendo de todo o hardware necessário como Roteadores Wifi (Ubiquiti com Unifi) Switchs, bem como câmeras de VideoMonitoramento (Analógicas e IP). E tem também os relógios ponto e as sirenes, todos utilizando softwares de controle.
Tive a grata surpresa de um dia ser chamado para a utilização de um Drone, o que me deixou muito feliz pois estou sempre um busca de aprender algo novo. O modelo escolhido foi o Phantom 3 da DJI (Img1, Img2). Utilizado para filmar terrenos e os telhados, onde depois as imagens eram levadas para a Diretoria, às vezes encaminhadas ao setor SESMT (Segurança do trabalho), que inspecionava os telhados em busca de possíveis problemas.
Nessa gama de itens relevantes ao funcionamento da Indústria, não basta ter um de cada; “Deve-se pelo menos ter dois de tudo aquilo que não pode parar. Claro que falar é fácil, o custo de tudo isso é na verdade um grande empecilho para muitos dos negócios que estão começando. Por isso optam, por ter um de cada no máximo e torcer para que não parem. É aí que que entra o Setor de TIC na jogada. Temos a responsabilidade de deixar tudo isso funcionando. Claro que o desejável , é sempre conseguir ter uma empresa terceirizada, com um contrato de 8h mensais (mínimo), para dar aquele suporte, quando tudo parar, e te digo, “Vai parar”. Não é para assustar ninguém mas é fato. Então estejam preparados para passar algumas noites em claro, ou nem pensem em trabalhar no ramo.
Bom, chega de blá blá blá, e vamos ao que interessa:
Setores onde a TI é indispensável:
Administração -TIC – Marketing – Vendas – Marketplace
Engenharia – Laboratório – Protótipo / Sala Técnica
Linha de Produção
PCP
Pós-Vendas
Frota
Elétrica
Contabilidade
RH – SESMT – Enfermaria
Administração
Este é o Setor, onde estão os altos cargos, Presidentes, Diretores, Gerentes, Supervisores e Encarregados de Setor. Praticamente todos utilizam o Software de Gestão e o Pacote Office. Suporte é muito necessário. Aqui se compreende desde a porta de entrada, não digo só a física e sim a Virtual, onde estão a Recepção (Telefonista / Secretária) e o Site da Empresa. Bem como o Setor de Marketing e Vendas. Importante, tudo aqui, ao ser chamado, é Urgente!, Não esqueça disso.
TIC
Antes de se começar qualquer negócio, tem de se ter em mente, que sem este setor, não será nada fácil fazer o seu negócio funcionar, mesmo que não ache necessário. Pelo menos contrate uma empresa para fazer o trabalho, se for uma pequeno negócio . Mas com certeza a Indústria não se encaixa no pequeno. Em geral se torna grande, no qual toda a TI, precisa ser gerenciada. É sempre importante frisar, que para o bom funcionamento do setor, são necessárias duas pessoas no mínimo; e devem ser muito bem engajadas, com conhecimento de boas práticas no setor. Onde o mais importante é deixar tudo funcionando como um relógio. (Não disse que é fácil).
Neste setor, basicamente o colaborador se envolve com todos os Setores da Indústria, onde os conhecimentos abaixo são postos à prova:
Servidores de Impressão (Instalação e Suporte), Servidores de Arquivos (Windows ou Linux (samba)), Criação e Bloqueio de Usuários (Active Directory),Backup (Nakivo), Maquinas Virtuais (Vmware), Firewall (Sophos), E-mail (Zimbra), Antivírus (Kasperky), Telefonia Fixa Central Telefônica (Instalação e Suporte ao Sotware Intelbras – (Unnit3000) e Telefonia Celular, Links de internet Redundantes (Entradas físicas distintas) bem como, de mais de um fornecedor. Nobreak (Dificilmente se tem 2) então mantenha sempre revisado; Telefonia IP, utilização de Voz Sobre IP Real. (Agora funciona). Não esquecendo toda a gama de softwares e hardwares envolvidos. (Estarei listando conforme for passando pelos setores. Quase esqueci, o uso FTP para envio de arquivos para o Site. Também a configuração e o uso de VPNs (Sophos) por parte dos colaboradores e terceiros (SotwareHouses).
Entenda que a maioria das empresas hoje tem tanto servidores Windows quanto servidores Linux. O Linux está fazendo parte do dia-a-dia, então meu amigo, estude, estude e estude.
Não esquecendo que para tudo isso funcionar, deve-se criar uma maneira fácil e ágil de se conseguir fazer uma abertura de chamado, onde o mesmo fique registrado para consultas futuras. Também não menos importante um local para armazenar sua Knowlogde base (ou seja, base de conhecimento), tudo aquilo que se aprendeu como resolver, com o máximo de detalhes possíveis (fotos, prints descrições etc). Optamos por utilizar o Gitlab, onde cada Issue é um chamado, podendo ser aberto por e-mail e onde se pode criar uma base de conhecimento também. E nunca deixe de ter uma planilha atualizada com todos os softwares pagos e seus devidos vencimentos, bem como todo o inventários de hardware utilizado na Empresa.
Muitas empresas no início, optam por utilizar ThiClients para reduzir os custos com licenças. Então saiba como configurá-los e pô-los na rede.
Outra coisa importantíssima: Verifique a validade de todos os certificados digitais e procure mantê-los sob o mesmo fornecedor.
Com a tecnologia global, não esqueça que os Macintosh, os populares Macs, estão em alta, junto com os Iphones. Então saiba como dar suporte se atualize.
Agora tudo o que for feito, tem que estar dentro das diretrizes e normas da LGPD. Por isso é sempre bom fazer um curso ou uma Pós sobre o assunto. Graças a Deus eu consegui fazer as duas coisas. Vide Link Certificados.
Importante: Não importa todo seu portfolio de Hardskill (Habilidades Técnicas), suas Softskills (Habilidade com pessoas), são as que vão te manter no emprego!; Portanto; Seja sempre atencioso e Cordial, com todos!
Laboratório
Onde são testados materiais e produtos (de várias marcas), os mais variados possíveis. Tendo em vista o conhecimento do Setor, dos materiais já utilizados , alguns podem ser adotados para um novo produto ou para melhoria de um já existente. Fazem uso de conversores e instrumentos. Depois de aprovados são enviados para Engenharia.
Engenharia
Neste setor pude aprender e contribuir, pois todos os softwares necessários para o funcionamento do setor, são de exclusividade da TI para sua instalação e suporte. Dentre eles o que se destaca é o Solidworks para a confecção das peças as quais farão parte de um produto que precisa ser criado e testado no setor de Protótipo. Também fazem parte, os Software de Gestão (onde cada empresa escolhe o mais adequado ao seu negócio e ao seu bolso é claro) e os conhecidos pacotes de Escritório, onde o pacote Office da Microsoft tem sido a escolha da grande maioria. Hoje contamos com o WPS, LibreOffice, OpenOffice e tantos outros gratuitos.
Protótipo / Sala Técnica
É aqui, que com todas as especificações repassadas pela Engenharia, se parte para a criação e teste do produto. Para criação, todas as medidas necessárias serão retiradas do molde feito no Solidworks e depois para a fabricação da peças no material escolhido (Material Plástico ou Metálico etc). Nesta parte a TI não se envolve. Já no teste do produto sim. Muitos são os players no mercado: Em Geral a Full Gauge, é a escolhida por ter um portfolio de produtos muito usado nos protótipos que necessitam de algum controle térmico (Controladores). A Full Gauge faz uso do software Sitrad, responsável por monitorar o funcionamento, através de sensores onde ligados à conversores os quais utilizam instrumentos que fazem a leitura dos sensores acoplados aos produtos, emitindo alertas e gerando gráficos.
Aprendi a utilizar desde produtos fora de linha, como o Conversor RS 485 (Img1, Img2), nesta situação se necessita do Sitrad de versões antigas, como a 3.12. Neste caso se usa 2 conversores um Master ( O principal, que fica ligado ao PC-Servidor, via USB) e o segundo, chamado Slave (escravo que ligado fisicamente a um par de fios); Vide Img2. No Slave é onde ficam ligados os instrumentos, neste caso não podendo passar de uns 200 e muitos, os quais tem sensores acoplados aos produtos. Para a configuração se utiliza o softwares e os straps (chavezinhas atrás do conversor para fazerem os dois se comunicarem). Digo a vocês que não é nada simples. Feito isso basta encontrar os instrumentos e começas a fazer as leituras. Já na versão mais nova TCP 485 / Wifi Log (Img1) pode-se tanto usar cabo de rede como pode ser usado sem fio (Wifi). O alcance é razoável. Mas preferi utilizar cabo de rede. Utilizei este produto dentro da sala dos servidores para ler a temperatura da saída do exaustor do nobreak, o 2º para ler a temperatura da saída de ar da Central Telefônica dentro de um rack de parede, outro sensor para medir a temperatura central da sala, o 4º sensor, para ler a saída de ar dos servidores. Tudo em tempo real. A diferenças chegava aos 5ºC.Por isso a importância de no Setor de TI , se utilizar no mínimo 2 monitores para cada Colaborador. Onde pode-se deixar um monitor só para o monitoramento. Clique no link para entender o funcionamento do Sitrad! Claro que depois de tudo funcionando, repassar sempre o conhecimento ao colega do setor. (Vide TIC, Knowlogde base).
PCP
Basicamente é onde a coisa acontece ou deixa de acontecer. Aqui se faz o levantamento de todos os custos, material e mão de obra necessários para a produção da peça ou produto. Se calcula, com o que se tem em casa, desde ferramental, a hora máquina e o tempo / quantos funcionários se necessita para produzir. Quanto será seu custo final e o valor provável de venda. Se tudo estiver dentro de padrões pré-definos, se encaminha de volta para a Engenharia. Utilização de Computador, Impressora, e-mail e o Pacote Office, basicamente o Excel.
Linha de produção
Claro que no século 21, praticamente todas as linhas de produção estão ou necessitam se atualizar, portanto o uso do Computador é indispensável. Tanto na elaboração dos planos de produção (Supervisão), até a embalagem.
O uso do leitor de código de barras sem fio não é mais um conforto e sim necessidade. E como o turnover (a rotatividade) é grande, não só pela troca do funcionário pelo RH, mas sim pelos turnos da Indústria. Necessitando sim às vezes o reparo bem como a troca do equipamento. Portanto tenha sempre uns 3 ou 4 de reserva, (se der é claro). Assim que chegam os produtos da linha de montagem eles passam por um Teste Elétrico, onde os player com quem trabalhei, foram a LHF e a UNITAG. A LHF é basicamente uma cabine inteira de instrumentos (atualmente o equipamento é menor) um Computador acoplado com software que faz a leitura da tensão, aterramento e rigidez do produto; este ligado ao LHF por sua tomada de energia. Ao final pode ser emitido uma etiqueta de aprovado se for o caso. Cria-se as receitas de cada produto, contendo sua tensão máxima e vários outros parâmetros, os quais o Setor de laboratório é quem trabalha nisso. Havia uma para cada linha de produção. A UNITAG adquirida era portátil, só não acompanhava um computador, havia um software que também necessitava ser instalado e configurado em cum computador e a conexão era feita por cabo USB/Serial. Existe a necessidade e fornecedores diferentes para que quando da aferição dos produtos não haja nenhuma discrepância entre os testes. Na linha de produção tbm se faz uso de conversores e instrumentos para verificar se o produto está funcionando como o esperado. Aprendi muito neste setor.
Pós-Vendas
Setor importante, onde desde dúvidas de como instalar o produto da melhor maneira até constatar um defeito e pedir informações de como resolver ou até a troca ou devolução do mesmo. Onde entra o Setor de Logística Reversa. Existem técnicos que se deslocam até o cliente PF ou PJ, que dependendo do problema é cobrado ou não. Utilização de chat comercial, com configuração dos celulares empresarias para isso. Uso do Software de Gestão, pacote Office e e-mail. Bom saber como gerenciar um software de gravações telefônicas. Mas fique atento ao que diz a LGD.
Marketing – Vendas – Marketplace
O Setor de Vendas/ Marketplace, junto com o Marketing constrói as estratégias de vendas. O Marketing utiliza tanto ferramentas da Adobe quanto da Corel, portanto saiba instalá-las e dar suporte no que for necessário. Todos setores utilizam o software de gestão. Já o Marketplace faz uso de chatbots no dia-a-dia. Toda a empresa tem um site que deve ser alimentado, fotos e preços atualizados. Em geral se tem um empresa que faz isso ou pelo menos um MEI terceirizado. As imagens em geral são Upadas (enviadas para a nuvem) por FTP. Uso de telefonia fixa e celular também é muito importante para o setor, bem como o uso de chats.
Frota
Na Frota o dodói é o sistema de Controle e/ou Gestão de Frota, onde cada veículo ganha, como se fosse um localizador GPS onde alguns podem ou não contar com acionamento / desligamento do veículo. Neste caso específico, muitas vezes temos que liberar no Firewall o destino destes sites. Sempre vale à pena conversar com o pessoal de TI deles, claro se for necessário. Ás vezes necessita a liberação de algumas portas (no firewall) também. A telefonia celular e chats são usados com frequência neste setor.
Elétrica
Muito cuidado, este setor pode se tornar o calcanhar de Aquiles da TI, pois somos totalmente dependente de eletricidade para o funcionamento do nosso setor. Portanto mantenha sempre um ótimo relacionamento com este pessoal. Uma dica faça com que fiquem te devendo favor. Ajude-os no que puder, seja prestativo, e sempre poderá contar com eles. Eletricistas são entusiastas de TI, então como se diz, troque figurinhas e vai se dar bem. A grande maioria dos sistemas elétricos necessitam de um software de monitoramento. O mais usado no momento é o CLP. Na maioria das empresas / indústrias, os eletricistas, por ter as NRs necessárias para se poder acessar os pontos mais altos dos prédios, são eles quem passam os cabos de rede, fazem a instalação e manutenção da câmeras de videomonitoramento, colocam ou retiram os roteadores Wifi etc, para a TI.
Contabilidade
É aqui que se separa “O cara da TI” dos demais técnicos, pode achar que é fácil instalar uns 50 a 100 programas diferentes, cada um com sua base de dados e todos funcionarem bem. Cada um com uma peculiaridade; ou só funciona se for com base no winxp/win7 e assim vai; só roda se for como administrador, tem que rodar só no Internet Explorer, necessita de flash, Net frameWork 3.5, outro do 4.0, rapaz é uma salada de fruta, quando acha que tudo está ok, começam os problemas de conflito, é uma verdadeira batalha. Se tiver programa de Banco envolvido, aí ferrou. O Antivírus pega algo, o firewall outro pouco; é realmente uma dor de cabeça. Mas não se aflijam, nada que buscar ajuda na Net ou em fóruns que não resolva. E se tudo não resolver espere a próxima versão ou baixe a anterior. Só de digitar isso a minha pressão aumentou uns 3 pontos! Só uma coisa, não fique perdendo muito tempo, se não funcionar, separem os mais complicados para outro PC de outro funcionário / colaborador, em geral a Contabilidade sempre conta com 2 ou mais computadores. O certificado digital é de essencial importância para a Contabilidade.
RH – SESMT – Enfermaria – Portaria
O Setor de RH, como a Contabilidade necessita de uma gama de softwares. Além do software de gestão , muitos não possuem ou não atendem o RH por já existir no mercado players muito bons , onde não vale à pena criar a roda, como se diz. Então tanto a Senior como vários outros, tem este nicho de mercado. Além disso o RH, conta com sistemas de relógio Ponto (milhares de modelos), Programas para webcam (720HD ou 1080Full HD)para o registro do funcionário. Impressora Multifuncional, Celular (com chatbot), Pacote Office, editores de imagem e por ai vai…
O SESMT, responde em geral ao RH mas também a Direção da empresa, devido á ligação recente com os planos PPCI de prevenção de incêndio, onde a Diretoria, faz toda a requisição e aprovação do projeto, tudo por certificação digital. Este setor cobra a TI como corresponsável pelo terceiro que entra na empresa. Onde qualquer instalação que necessite subir em escadas deve ser solicitado ao SESMT; Onde é a verificado as NRs (enviadas à posteriori para a Indústria) e é feita a verificação dos EPIs (Equipamentos de Segurança).Até mesmo para se por os cones em volta da escada caso necessário. Sem isso, esqueça! Sempre avise o SESMT.
A Enfermaria, faz uso do software de gestão, impressora multifuncional.. E com as mudanças na legislação, acostume-se a ligar muito para a SoftwareHouse. o Setor irá pedir alterações e melhorias. No que diz respeito à saúde, é tudo muito burocrático. Testes e mais testes, isso nunca acaba.
E por fim a Portaria; Aqui você praticamente virá por 4 coisas: O sistema de videomonitoramento (câmeras e rede), Os relógios ponto (bobina, guilhotina e rede), a balança para caminhões (bobina, cartucho, software e rede) e a sirene (se tocar fora do horário / adiantada ou atrasada).