Pular para o conteúdo

Expansão do Conhecimento…

     

    Março de 2024…

    Sempre que buscamos algo em nossas vidas, posso afirmar com toda a certeza, sem medo de errar, que pensamos evidentemente em nossos entes queridos, mas mais profundo que isso, em nossas realizações pessoais.

    Estou querendo dizer que apesar de tudo, quando saí de uma grande Industria, naquele momento de assinar os papéis deu um nó no estomago, quase como quando se pergunta para musicos e/ou atores calejados quando vão se apresentar, é inevitável!

    Um buraco negro se abre prestes a te engolir, e se não for forte o suficiente ou ter experiência para saber que tudo é passageiro “Menos o motorista, claro!”; Brincadeiras à parte, se soubéssemos o que nos aguarda, não teria a menor graça mesmo! Apesar que a grande maioria das vezes daríamos tudo pela tão famosa “bola de cristal” que parece cada vez mais próxima de ser criada ou pelo menos é o que a grande maioria dos empregadores deseja de (nós) seus funcionários.

    A poucos dias assistia à uns vídeos, e me deparei com uma entrevista para T.I., onde o entrevistador indagava: “Você programa em que?”, resposta: “Em Python, disse o rapaz apreênsivo”. “Você sabe consertar impressoras? Resposta: “Não”; “Você sabe fazer café”, Resposta:”Não”. Então indagou o entrevistador: “Então você não sabe o que é  T.I ?”; “Vou te explicar: ” T.I, é “Tudo Incluso!”.

    Eu, sempre que posso dou uma mão para resolver problemas com redes, impressoras etc, com o pessoal da NB Informática, um braço da M.I. na parte de manutenção de computadores e afins.

    Isso é exatamente o que eu e todas as pessoas ligadas ao mundo da informática passamos todos os dias. Imagine um mundo com infinitas possibilidades; este é o mundo da T.I, neste exato momento, milhares e milhares de novas teconologias estão sendo criadas, e o que as pessoas que nos contratam esperam de nós? Que saibamos de todas elas e tudo o que já foi criado, isso é “Tudo incluso”!

    Divagações à parte, vamos ao que interessa;

    Assim que cheguei na empresa, à pedido do Diretor que me trouxe, instalei um servidor windows em uma VM e configurei todos os usuarios para acesso remoto; Principalmente os de Lajeado, que na época usavam estações linux.

    Da criação das IAs (1956) até agora, sua popularização em 2010, vão-se 15 anos, onde de meros cidadãos, seres humanos que ainda achavam que pensavam por si ,fomos elevados a meros digitadores, ávidos por uma resposta que resolva todos os problemas.

    Eu, próprio para começar a programar para Android passando pelo Android Studio, grande robusto, pesaaado, até lento etc até conhecer o leve e rápido e supreendente Flutter(código). Onde até comprei o curso que ainda nao tive tempo de ver todo, curso este adquirido na Udemy.

    Então confeccionei programas para um software web chamado Netbox, usando usa API.

    Depois de uns 3 a 4 meses aprendendo, desenvolvi um sistema de entrada de estoque por leitura de qrcode e outro para zerar os estoques. Tudo online em rede.

    Mais tarde comecei a voltar as origens da programação, com html, java, php usando postgres (banco de dados) e tudo em linux (que eu simplesmente amo usar), mas nada de ambiente gráfico, na linha de comando (putty) mesmo vendo a coisa acontecer do zero, acredite é bom demais!

    Com ajuda (deixando bem claro, todos versão gratuita) do ChatGPT (bem no inicio), mas como ele diz no nome é um chat , para conversar e nao programar, achei o Copilot da Microsoft, bobo e com pouca memoria, o Perplexity apressadinho demais e com alzhimer , esquecia dos seu próprios anexos, o Blackbox, “ha isso eu nao faço”, então achei o Grok, estável mas muito temperamental, emendava todo o codigo, usei muito. Então me deparei com Gemeni – Google, simples, rápido, mas não passa disso, então o Github – Copilot, para mim fabuloso.

    Comecei um Sistema de RH,e posso afirmar que sem IA, eu nao teria terminado todo sistema em 6 meses. Pois quando estava acabando um pedaço, vinha mais um pedido e mais outro e mais outro então tinha de refazer todos os menus e códigos para se adapatarem aos novos programas. O sistema provê de cadastros de cidades,usuarios, funcionarios, gestores e setores. Acesso Login por tipo de usuario/funcionario/gestor.O sistema envia e-mail, gera mensagem para o whatsapp e gera PDF. Todas as telas responsivas. O sitema conta com auditoria de logs e temporizador para ociosidade.

    Também trabalhei no meu site pessoal, onde coloquei ele em um novo endereço: O antigo tuliolopes.eu da espaço ao moderno tuliolopes.info.

    Usando Apache Netbeans achei pouco intuitivo, peguei meus 6 meses de Linux na Sisnema e criei uma VM no Virtualbox, baixei o apache, Composer, o banco de dados postgres, que diga-se de passagem, é fantástico ágil e robusto e muito fácil de usar. Comecei a brincadeira em um ubuntu para desktop. Depois quando já me achava pronto migrei para o Ubuntu Server / Enterprise, olha só tenho coisas boas para dizer! Tinha dias que as horas passavam e eu nem tinha o esboço na cabeça, outros o sitema estava ali, já ano esqueleto. Acho que para todos, é como um filho que sai do ninho, vai se relacionar com outras pessoas, você fica feliz e apreensivo ao mesmo tempo. Se já tem pais de bebê reborn, me sinto pai de códigos!

    Entao neste ínterim, fui apresentado ao Proxmox, eu que já tinha virtualizado em Hyper-V, VMware, Citrix me deparei com o um virtualizador simplesmente fascinante: tinha tudo o que os outros tinham e muito mais. Comecei então minha jornada, primeira missão recuperar um Servidor HP que até então estava obsoleto. Mas a vantagem de usar um virtualizador deste nivel, que muitos dos recursos necessarios para os grandes (pagos), não passavam de meros acessorios para o Proxmox. Colocando o Netbox em rede direto para  a nuvem da Empresa, a sede e as filias tinha acesso rápido e confiável.

    Veio logo então, a criação de um Servidor de Arquivos (samba) em uma VM (máquina virtual) e como não poderia faltar, outra VM para fazer o backup das demais. Agora já podíamos ter pastas pessoais, onde tudo o que se tinha em desktops, seria enviado para o server que já possuia segurança no armazenamento com um Cluster de servidores.

    O Datacentar já nao era mais o mesmo. As coisas começaram a se tronar mais familiares e fáceis de usar.

    Se tornou necessáro criar um servidor de impressão em linux, mais básico possivel e tbm com a ajuda de algumas IAs criei um servidor de impressão para uma HP M1122 ligada por usb em um desktop designado a ser um Server usando Cups para gerenciar a fila e mais, consegui fazer com que até o scanner funcionasse via rede com interface para aplicativos windows.

    Atualmente, tenho me ligado muito ao sistemas de telefonia Saper-X e de redes com Zabbix e o Grafana.

    Como a empresa tem como Função principal, ser um Provedor de Internet, eu faço a configuração e limpeza das ONUs (Optical Network Units) Unidades Óticas de rede, equipamentos que chegam às casas/empresas dos clientes e se conectam por meio de fribra ótica. O fabricante é a gaúcha PARKS.

    Quando sou requisitado, também configuro (Provisiono) as Onus para os Técnicos externos para uso imediato no cliente.

    Em algumas ocasiões, atendo clientes com pcs e notebooks com algum defeito. Gosto muito desta parte, me lembra como tudo começou.

    Só tenho uma coisa à dizer, Obrigado C3 Telecom, tenho muito orgulho de fazer parte desta Empresa!

     logo_c3telecom